Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Dia Internacional da Biodiversidade

O Presidente da República assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, que hoje se comemora e nos alerta para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica e geológica e da conservação, regeneração e recuperação dos ecossistemas.

Esta importância foi-nos recordada de forma muito evidente pela situação de pandemia, durante a qual reforçámos a consciencialização do papel central da natureza nas nossas vidas, para o nosso equilíbrio físico e mental e para a sustentabilidade do planeta.

Foi para assinalar esta efeméride, que o Presidente da República se reuniu ontem, em Belém, com um conjunto de Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA), de diversos pontos do País, que têm desenvolvido projetos emblemáticos nos domínios da conservação da natureza e da biodiversidade, tendo sublinhado o trabalho desenvolvido por estas organizações, espalhadas pelo território nacional, de grande relevância para a sensibilização e educação ambiental, para a preservação do património natural e salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade.

Tendo o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia uma relevante parcela do investimento destinado à área da transição climática, em linha com o estabelecido no novo Pacto Ecológico Europeu, que consagra a conservação da natureza e o restauro da biodiversidade como o novo paradigma no qual faz deverá assentar o desenvolvimento e o bem-estar social, o papel dos agentes de proximidade no terreno, como são as ONGAs, é fundamental para a boa execução destes recursos financeiros, promovendo iniciativas que envolvam as comunidades locais e permitam a valorização dos serviços dos ecossistemas e preservação da biodiversidade e do património natural.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.