Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Comemoração do 20.º aniversário da Lei da Liberdade Religiosa

No Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, à Sessão de abertura da Conferência “20 Anos da Lei da Liberdade Religiosa”, promovida pela Comissão da Liberdade Religiosa e pelo Alto Comissariado para as Migrações e na qual estiveram presentes representantes de diversas confissões religiosas.

A sessão teve início com as palavras do Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, e a leitura, por dois jovens de confissões religiosas distintas, de uma evocação preparada pelo Grupo de trabalho para o Diálogo Inter-religioso, coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações com a participação de treze confissões religiosas. Seguiu-se um minuto de silêncio em homenagem a todas e a todos os que, ao longo da história, defenderam e ainda hoje defendem, muitas vezes com a própria vida, estes valores. Foram também recordadas as vítimas diretas e indiretas da pandemia Covid-19.

Após a intervenção da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e das mensagens do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Presidente da República usou da palavra.