Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Comemoração do Dia Mundial dos Oceanos

O Presidente da República assinalou o Dia Mundial dos Oceanos em Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira, onde promoveu uma cerimónia comemorativa na qual foram apresentados projetos e iniciativas ligadas aos Oceanos.

À chegada, no cais de Câmara de Lobos, assistiu a uma demonstração de aplicações e à apresentação da investigação em deteção remota a partir de veículos não-tripulados, desenvolvida no Pólo da Madeira do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARDITI.

Percorreu depois, a pé, algumas das ruas do município, contactando com populares e passando por alguns exemplos de arte urbana, feita a partir do aproveitamento de resíduos, onde se destaca a escultura “Lobo Marinho” de Bordalo II, e outras obras efetuados por diversas associações locais, nomeadamente, a “Associação Teatro Metáfora”, a “Casa do Povo de Câmara de Lobos” e o “Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos”.

A comemoração, que decorreu no Museu de Imprensa da Madeira, teve início com a assinatura de dois protocolos: “Sentinela Atlântica”, Protocolo de Cooperação entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Governo Regional da Madeira, a Universidade da Madeira e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, e o Protocolo de Cooperação para a Economia Azul entre o Governo Regional da Madeira e a Fórum Oceano - Associação Empresarial da Economia do Mar. Depois das assinaturas, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, usaram da palavra.

Seguiram-se as apresentações de projetos e iniciativas de I&D e empresariais ligadas aos Oceanos, tendo usado da palavra: Miguel Cardoso da empresa MADBIOTEC, Rui Caldeira da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Carlos Andrade do Centro de Maricultura da Calheta, e Nuno Mendão do EISAP - European Internacional Shipownwers Association of Portugal.

A intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encerrou a cerimónia.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.