Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Comemoração do Dia Mundial dos Oceanos

O Presidente da República assinalou o Dia Mundial dos Oceanos em Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira, onde promoveu uma cerimónia comemorativa na qual foram apresentados projetos e iniciativas ligadas aos Oceanos.

À chegada, no cais de Câmara de Lobos, assistiu a uma demonstração de aplicações e à apresentação da investigação em deteção remota a partir de veículos não-tripulados, desenvolvida no Pólo da Madeira do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARDITI.

Percorreu depois, a pé, algumas das ruas do município, contactando com populares e passando por alguns exemplos de arte urbana, feita a partir do aproveitamento de resíduos, onde se destaca a escultura “Lobo Marinho” de Bordalo II, e outras obras efetuados por diversas associações locais, nomeadamente, a “Associação Teatro Metáfora”, a “Casa do Povo de Câmara de Lobos” e o “Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos”.

A comemoração, que decorreu no Museu de Imprensa da Madeira, teve início com a assinatura de dois protocolos: “Sentinela Atlântica”, Protocolo de Cooperação entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Governo Regional da Madeira, a Universidade da Madeira e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, e o Protocolo de Cooperação para a Economia Azul entre o Governo Regional da Madeira e a Fórum Oceano - Associação Empresarial da Economia do Mar. Depois das assinaturas, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, usaram da palavra.

Seguiram-se as apresentações de projetos e iniciativas de I&D e empresariais ligadas aos Oceanos, tendo usado da palavra: Miguel Cardoso da empresa MADBIOTEC, Rui Caldeira da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Carlos Andrade do Centro de Maricultura da Calheta, e Nuno Mendão do EISAP - European Internacional Shipownwers Association of Portugal.

A intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encerrou a cerimónia.