Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

Completando-se hoje quatro anos sobre a tragédia de Pedrogão Grande e em homenagem às vitimas dos incêndios florestais, o Presidente da República emitiu a seguinte mensagem:

“Caríssimas Amigas e caríssimos Amigos,

A tragédia que hoje recordamos não escolheu as vítimas. Foram homens, foram mulheres, crianças, de todas as idades, tantos que sofreram e ainda sofrem, apesar dos quatro anos já volvidos, porque é um sofrimento que não passa de um momento para o outro, fica connosco, fica convosco, fica com toda a sociedade portuguesa.

Em mais este momento de evocação, junto-me fraternalmente a todas e a todos vós, apesar da distância física que nos separa. Comungamos em espírito esse dever de memória, que se renova por ocasião desta efeméride – o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, mas que deve ser partilhado com todos os outros dias do ano. É um símbolo de uma realidade que está sempre presente no nosso coração.

Sabem que tenho estado convosco ao longo dos últimos quatro anos. Testemunhando o vosso padecimento, a vossa provação, mas também a vossa força e capacidade de ultrapassar, mostrando a todos nós que da maior dor pode nascer e afirmar-se a maior força. Assim tem sido, nas múltiplas batalhas que a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande tem travado e ainda trava.

Hoje, uma vez mais, vos peço que o vosso pensamento se vire para o futuro, com renovada esperança, nunca esquecendo aqueles que recordamos. Olhemos para o futuro em homenagem àqueles que ficaram, em homenagem em nome do território que nunca abandonaram, em homenagem em nome daquilo em que se transformaram, fruto de tudo o que perderam. É um caminho que se faz, fazendo, caminhando, nunca esquecendo, mas sempre acreditando.

Bem hajam.”

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.