Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais

Completando-se hoje quatro anos sobre a tragédia de Pedrogão Grande e em homenagem às vitimas dos incêndios florestais, o Presidente da República emitiu a seguinte mensagem:

“Caríssimas Amigas e caríssimos Amigos,

A tragédia que hoje recordamos não escolheu as vítimas. Foram homens, foram mulheres, crianças, de todas as idades, tantos que sofreram e ainda sofrem, apesar dos quatro anos já volvidos, porque é um sofrimento que não passa de um momento para o outro, fica connosco, fica convosco, fica com toda a sociedade portuguesa.

Em mais este momento de evocação, junto-me fraternalmente a todas e a todos vós, apesar da distância física que nos separa. Comungamos em espírito esse dever de memória, que se renova por ocasião desta efeméride – o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, mas que deve ser partilhado com todos os outros dias do ano. É um símbolo de uma realidade que está sempre presente no nosso coração.

Sabem que tenho estado convosco ao longo dos últimos quatro anos. Testemunhando o vosso padecimento, a vossa provação, mas também a vossa força e capacidade de ultrapassar, mostrando a todos nós que da maior dor pode nascer e afirmar-se a maior força. Assim tem sido, nas múltiplas batalhas que a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande tem travado e ainda trava.

Hoje, uma vez mais, vos peço que o vosso pensamento se vire para o futuro, com renovada esperança, nunca esquecendo aqueles que recordamos. Olhemos para o futuro em homenagem àqueles que ficaram, em homenagem em nome do território que nunca abandonaram, em homenagem em nome daquilo em que se transformaram, fruto de tudo o que perderam. É um caminho que se faz, fazendo, caminhando, nunca esquecendo, mas sempre acreditando.

Bem hajam.”