Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Presidente da República manifesta pesar pela morte da Prof. Doutora Maria Leonor Machado de Sousa

Apresento as minhas condolências à família e aos discípulos da Prof. Doutora Maria Leonor Machado de Sousa, professora catedrática jubilada da Universidade Nova de Lisboa, historiadora e membro da Academia Portuguesa de História, estudiosa de temas literários e culturais, nomeadamente inesianos.

Tendo sido vice-reitora da Universidade Aberta e a primeira mulher a exercer o cargo de diretora da Biblioteca Nacional, entre 1990 e 1996, Maria Leonor Machado de Sousa recebeu, já este ano, o grau honorário de Membro da Order of the British Empire, um reconhecimento para a fundadora da English-Speaking Union, a presidente da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, a vice-presente da Byron Society in Portugal, a fundadora do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguesa Studies, e a autora de obras como Charles Dickens em Portugal.

A academia, os estudos literários e as relações luso-britânicas perdem uma figura destacada, mas herdam o seu legado e o seu exemplo.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.