Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República evoca com saudade o Arcebispo Desmond Tutu

Lutador maior pela justiça social, direitos humanos, liberdade e pluralismo na África do Sul, o Arcebispo emérito Desmond Tutu, deixa um legado para toda a Humanidade.

A sua coragem contra o apartheid correu os quatro cantos do mundo, reconhecimento que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz em 1984. As marchas pacíficas que liderou mudaram mentalidades e tocaram fundo as consciências internacionais, a sua liderança na Comissão de Verdade e Reconciliação permitiu à nova democracia sul-africana uma amplitude moral e inclusiva, onde se integrava também a comunidade portuguesa, cuja consolidação resultava já do peso histórico pelo exemplo de Nelson Mandela.

Desmond Tutu foi uma das grandes figuras do século XX. Um século maldito em tantos aspetos, mas com marcos de superação e exemplos de humanismo que prevalecem nas nossas memórias. Cabe a todos nós, líderes do século XXI, sabermos preservar as lições intemporais que gigantes pela paz, como o Arcebispo Tutu, nos deixaram.

Neste dia de tristeza e de saudade, envio ao Presidente Ramaphosa e ao povo amigo da África do Sul as mais sentidas condolências em nome de todos os portugueses.