Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Dia de Portugal na Expo Dubai

Comemoramos hoje o Dia de Portugal na Expo 2020 Dubai. E é, portanto, com enorme satisfação que me junto a todos vós nas celebrações previstas para este importante dia, pese embora, e com muita pena minha, de forma virtual devido às atuais circunstâncias pandémicas, um pouco por toda a parte.

A Expo 2020 Dubai é a primeira exposição universal realizada no Médio Oriente, o que reflete o crescente dinamismo dessa região, bem como o seu empenho em cada vez mais se assumir como plataforma de intercâmbio e de diálogo político, económico, científico, tecnológico e cultural, que não são mais do que os princípios e valores das exposições mundiais desde a sua origem.

E são estes também os princípios e valores que inspiraram a participação de Portugal nesta Expo 2020 Dubai, subordinada ao tema “Portugal - Um mundo num país. Portugal - a World in one country”, e que marca o regresso do nosso país às grandes exposições mundiais. Quero, por isso, sublinhar como foi significativa esta presença nacional num acontecimento mundial, que foi um verdadeiro encontro entre culturas, países, formas de ver a vida, e que nos permite promover e projetar Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa economia, as nossas empresas, a nossa gastronomia, a nossa geografia e o nosso povo.

Let me say it in English. I would like to stress the importance that Portugal attaches to the reinforcement and continuing development of the bilateral relations with the United Arab Emirates, a country with which we share the idea of an international order based on common values, and where the Portuguese companies continue growing and thriving.

Congratulations Dubai, United Arab Emirates and Portugal!

Viva o Dubai! Vivam os Emirados Árabes Unidos! Viva o nosso Portugal!