Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República felicita cientistas Europeus que atingiram um novo marco em novas formas de energia

O Presidente da República felicita os cientistas Europeus, incluindo a equipa dos professores Bruno Gonçalves e Gonçalo Figueira do Instituto Superior Técnico, por terem atingido um valor recorde de 59 megajoules de energia de fusão de um modo sustentado, através do uso do dispositivo do Joint European Torus (JET), uma iniciativa da União Europeia.

Esta nova tecnologia permite gerar eletricidade, substituindo os processos poluentes atuais de produção de energia, onde há o recurso ao carvão, petróleo ou gás e sem os riscos associados à fissão nuclear e aos seus resíduos.

As Nações Unidas estabeleceram a ação climática como um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Numa altura em que todos nós vemos e vivenciamos em primeira mão os efeitos das alterações climáticas, estes resultados demonstram a urgência de encontrar soluções alternativas para este problema, e a utilidade da fusão como uma fonte de energia sustentável, segura, eficiente, e com baixas emissões de carbono.

Estes resultados servem para preparar a operacionalização do que será no futuro o maior reator de fusão experimental do mundo, o International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), lançado com o apoio de fundos europeus e de alguns Estados Membros da UE e demonstram o papel fundamental da diplomacia científica, onde a inovação e as relações entre países são fortalecidas, construindo parcerias internacionais baseadas no conhecimento.

O Presidente da República sublinha o trabalho incessante da comunidade científica nacional que nos honra a todos.