Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República evoca o Professor Doutor Oliveira Ascensão

Faleceu José de Oliveira Ascensão, que marcou sucessivas gerações de alunos da sua Escola, – a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, – em Introdução ao estudo do Direito, bem como praticamente todas as disciplinas de Direito Privado, – Civil e Comercial – e ainda em Direito Penal e Direito Processual.

Marcou também outras Escolas, nomeadamente de países irmãos de língua oficial portuguesa, em particular no Brasil, em que viveu uns anos.

Discípulo dileto de Manuel Gomes da Silva, na componente idealista da sua linhagem, cultivou, no entanto, aproximações sociológicas e desempenhou funções de liderança na Escola de Origem, em todos os seus órgãos.

Colaborou da feitura do Código Civil em vigor, assegurou, no final do século passado, e no início deste, a continuidade e evolução do Grupo de Ciências Jurídicas, passando o testemunho a António Menezes Cordeiro.

O Presidente da República, seu antigo aluno e colega, evoca-o, com gratidão, admiração e amizade, e apresenta a sua Família os mais saudosos sentimentos.