Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República falou com o Presidente da Roménia

No quadro dos contactos em curso, o Presidente da República falou ao início da tarde, ao telefone, com o Presidente da República da Roménia, Klaus Iohannis.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa abordou com o seu congénere romeno a situação da guerra na Ucrânia, na sequência da invasão russa, exprimindo a solidariedade portuguesa, quer no apoio aos refugiados, quer no reforço das capacidades de defesa, no quadro da Nato. Como foi anunciado, Portugal terá na Roménia uma presença militar nas próximas semanas, ao abrigo da 'Tailored Forward Presence' da Aliança Atlântica. Tal como já tinha sublinhado com o seu colega polaco na semana passada, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a solidariedade e unidade dos Estados membros da UE neste momento difícil é essencial para manter a Rússia à mesa das negociações, tendo em vista assegurar um rápido cessar-fogo e contribuir para reconstruir a Paz, no espírito comum europeu, demonstrando o papel e a razão de ser da União Europeia.