O Presidente da República efetua uma Visita Oficial a Moçambique entre os dias 17 e 20 de março, a convite do seu homólogo moçambicano, Presidente Filipe Nyusi.
Além dos encontros institucionais na Presidência da República e na Assembleia da República, esta visita terá uma forte componente militar e uma dimensão empresarial.
O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas irá visitar a Escola de Fuzileiros Navais moçambicanos, no âmbito da cooperação bilateral no domínio da defesa, e, no quadro da Missão de Formação Militar da União Europeia (EUTM) em Moçambique, o contingente nacional, nomeadamente dois centros de treino, situados na Companhia de Fuzileiros Independente na Katembe e no campo militar de treino do Dongo, no Chimoio (província de Manica).
Na Reserva Especial de Maputo, juntamente com o Presidente de Moçambique, o Presidente da República irá inaugurar um empreendimento turístico do Grupo Visabeira.
Em Maputo, está igualmente previsto o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitar a Escola Portuguesa de Moçambique, bem como a Universidade Eduardo Mondlane para assinalar os 30 anos da cooperação entre a Faculdade de Direito desta instituição e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e encontrar-se com a Comunidade Portuguesa.
Na presença do Príncipe Rahim Aga Khan, o Presidente da República e o Presidente de Moçambique irão inaugurar a Academia Aga Khan em Moçambique.
A visita constitui também uma oportunidade para abordar um conjunto de temas relevantes nos planos bilateral e multilateral.