O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a partida precoce de Salvador Guedes e apresenta à família as suas mais sentidas condolências.
Salvador da Cunha Guedes dedicou a sua vida a causas, numa primeira etapa empresarial à causa familiar do vinho, presidindo e desenvolvendo a Sogrape, e numa segunda etapa, à causa da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), fundando a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Empenhou a sua coragem e a força do caráter ao serviço dos outros e por esse facto foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Mérito em 3 de outubro de 2016, ocasião em que afirmou que: “Salvador Guedes foi sempre e continua a ser denodadamente um combatente solidário, empenhado em criar pontos de encontro, estruturas de convergência, traços de comunhão de vida com aqueles companheiros de jornada. Sempre chamando tantos outros para a faina comum”.