Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República assinala o Dia Mundial do Refugiado

O último ano tornou ainda mais evidente a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo: a realidade dos refugiados, a cuja evocação me associo, neste Dia Mundial do Refugiado.

Da Ucrânia, do Afeganistão, de Moçambique, cito apenas três latitudes onde a guerra, a violação dos direitos humanos e as alterações climáticas têm obrigado milhões de pessoas a deslocar-se e procurar proteção.

“Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção” é o tema que a ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, lança este ano para assinalar este dia, alertando-nos para a necessidade de garantir o acolhimento e os direitos a quem foi forçado a abandonar as suas famílias, os seus lares, as suas comunidades.

Portugal e os portugueses têm reafirmado, demonstrando no dia-a-dia, a vocação de abertura, inclusão e tolerância que nos caracteriza. Nesta data quero agradecer o esforço individual e coletivo que, enquanto Povo, temos demonstrado no acolhimento de todos os que, junto do nosso país, têm procurado proteção, assinalando a importância e o dever de manter essa mobilização.

Defender os direitos dos refugiados, acolhendo-os e integrando-os, é mais do que um imperativo de consciência é uma obrigação de uma sociedade democrática, plural e com futuro.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.