Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Homenagem ao antigo Presidente Cavaco Silva nos 15 anos da EPIS

Numa cerimónia que assinalou o 15.º aniversário da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, o Presidente da República condecorou o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho pela inclusão social ao serviço dos portugueses.

Na cerimónia, que decorreu no Jardim da Cascata do Palácio de Belém sob o lema “EPIS - 15 anos a Construir o Futuro das Crianças e Jovens em Portugal 2006-2021”, esteve presente a Presidente da EPIS, Leonor Beleza, assim como anteriores Presidentes da Direção, Associados e Parceiros da EPIS, acompanhados por alunos, mediadores e professores, que deram o seu testemunho sobre a Associação.

 

Intervenção do antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, nos 15 anos da EPIS:

Senhor Presidente da República,
Senhora Presidente da EPIS, Dr.ª Leonor Beleza, e Presidentes que antecederam,
Jovens estudantes,
Membros da grande família EPIS aqui presente,

É com uma profunda alegria, uma alegria que se confunde com emoção que eu regresso ao Jardim da Cascata para me associar à celebração dos 15 anos da Associação Empresários Pela Inclusão Social, a EPIS.

Assisti ao nascimento da EPIS, acompanhei de perto o seu crescimento e a certo momento interroguei-me sobre a sua sobrevivência no futuro porque associações da sociedade civil desta natureza às vezes têm dificuldade em ultrapassar os anos 5 ou mesmo 10.

Daí a minha grande satisfação por constatar hoje, aqui, que a EPIS está viva e bem viva.

São várias as razões que a meu ver explicam a vitalidade da EPIS passados 15 anos. Com certeza o excelente trabalho realizado pela equipa da EPIS.

Os jovens, milhares de jovens, encontraram na EPIS o apoio para o seu sucesso escolar, para a sua inserção social e para a aquisição de competências para melhorar as condições da sua empregabilidade.

Muitos jovens encontraram na EPIS, a porta que se abriu para um novo percurso da vida e os pais dos jovens mudaram as suas ambições em relação ao futuro dos seus filhos.

Com a EPIS, muitos jovens não tiveram obstáculos pelo facto de terem nascido aqui ou acolá, nesta ou naquela família tendo ela contribuído de forma decisiva para o seu desenvolvimento e para que as suas perspetivas de futuro melhorassem significativamente.

Isto é, a EPIS contribuiu para que o elevador social fosse uma realidade no nosso país, em relação a muitos jovens, a muitos jovens que encontraram aqui na EPIS o seu forte apoio.

Mas também importante a parceria que foi estabelecida com o Ministério da Educação e com várias Câmaras Municipais que reconheceram na EPIS o valor do seu trabalho.

Eu recordo-me perfeitamente do entusiasmo com que a EPIS foi acolhida no concelho de Paredes. Disseram-me que está aqui o Presidente de então, lembro-me bem do cartaz que estava à entrada do concelho, dizendo que o objetivo seguinte era conseguir que todos os jovens do concelho completassem o 12º ano.

Mas não podemos esquecer que a EPIS é uma Associação de Empresários, uma Associação de Empresários que se disponibilizou para contribuir financeiramente para o funcionamento da EPIS.

Agora parece mais fácil, mas então quando ainda não era reconhecido o trabalho foi um conjunto limitado de empresários que mobilizaram amigos, gestores, os conhecidos daqui e dacolá para constituir a organização.
Os empresários, a Associação de Empresários é fundamental para o financiamento e para a eficácia da Associação.

Estes três factos que eu mencionei – a equipa da EPIS, a cooperação com entidades públicas, os empresários e gestores – são importantes para a vitalidade da EPIS, mas eu não tenho a mínima dúvida de que a vitalidade da EPIS não seria aquilo que é hoje sem o empenho muito forte, o apoio indiscutível do Senhor Presidente da República.

E posso afirmá-lo por experiência própria. Sei muito bem que sem o apoio do Senhor Presidente da República não seria fácil mobilizar e consolidar a base empresarial da EPIS. Não seria fácil conseguir a colaboração empenhada das entidades públicas – o Ministério da Educação e outras entidades. E também o seu apoio é fundamental, tem sido fundamental para o entusiasmo e a dedicação da equipa da EPIS, sabem todos que têm o apoio na retaguarda do Senhor Presidente da República.

Ao Senhor Presidente da República junta-se, agora, nos últimos anos, a presidência da Dr.ª Leonor Beleza com a sua liderança esclarecida e a competência demonstrada desde o início pelo Diretor Geral Diogo Simões Pereira.

A todos vós eu agradeço porque sem isso eu não estaria hoje, aqui, a expressar a minha satisfação por verificar que afinal a EPIS sobreviveu, e sobreviveu bem, e hoje revela uma extraordinária energia e capaz de continuar a desempenhar a sua função.

E na sequência do apoio do Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, eu não tenho a mínima dúvida que o seu sucessor não vai voltar atrás no apoio à EPIS.

E eu estou convencido que daqui a 5 anos aqui estarão outros a celebrar o 20º aniversário da EPIS porque estou convencido que nestes anos que estão à nossa frente, os 5 anos que ainda faltam por chegar ao 20º aniversário, Portugal continua a precisar duma instituição como a EPIS que apoia com competência a promoção do sucesso escolar dos nossos jovens, a sua inserção social e a aquisição de competências para melhorar a sua empregabilidade.

E termino, felicitando vivamente, com um abraço amigo, os jovens aqui presentes que terminaram com sucesso os seus estudos neste ano letivo que acaba de terminar.

Obrigado a todos.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.