Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Homenagem ao antigo Presidente Cavaco Silva nos 15 anos da EPIS

Numa cerimónia que assinalou o 15.º aniversário da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, o Presidente da República condecorou o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho pela inclusão social ao serviço dos portugueses.

Na cerimónia, que decorreu no Jardim da Cascata do Palácio de Belém sob o lema “EPIS - 15 anos a Construir o Futuro das Crianças e Jovens em Portugal 2006-2021”, esteve presente a Presidente da EPIS, Leonor Beleza, assim como anteriores Presidentes da Direção, Associados e Parceiros da EPIS, acompanhados por alunos, mediadores e professores, que deram o seu testemunho sobre a Associação.

 

Intervenção do antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, nos 15 anos da EPIS:

Senhor Presidente da República,
Senhora Presidente da EPIS, Dr.ª Leonor Beleza, e Presidentes que antecederam,
Jovens estudantes,
Membros da grande família EPIS aqui presente,

É com uma profunda alegria, uma alegria que se confunde com emoção que eu regresso ao Jardim da Cascata para me associar à celebração dos 15 anos da Associação Empresários Pela Inclusão Social, a EPIS.

Assisti ao nascimento da EPIS, acompanhei de perto o seu crescimento e a certo momento interroguei-me sobre a sua sobrevivência no futuro porque associações da sociedade civil desta natureza às vezes têm dificuldade em ultrapassar os anos 5 ou mesmo 10.

Daí a minha grande satisfação por constatar hoje, aqui, que a EPIS está viva e bem viva.

São várias as razões que a meu ver explicam a vitalidade da EPIS passados 15 anos. Com certeza o excelente trabalho realizado pela equipa da EPIS.

Os jovens, milhares de jovens, encontraram na EPIS o apoio para o seu sucesso escolar, para a sua inserção social e para a aquisição de competências para melhorar as condições da sua empregabilidade.

Muitos jovens encontraram na EPIS, a porta que se abriu para um novo percurso da vida e os pais dos jovens mudaram as suas ambições em relação ao futuro dos seus filhos.

Com a EPIS, muitos jovens não tiveram obstáculos pelo facto de terem nascido aqui ou acolá, nesta ou naquela família tendo ela contribuído de forma decisiva para o seu desenvolvimento e para que as suas perspetivas de futuro melhorassem significativamente.

Isto é, a EPIS contribuiu para que o elevador social fosse uma realidade no nosso país, em relação a muitos jovens, a muitos jovens que encontraram aqui na EPIS o seu forte apoio.

Mas também importante a parceria que foi estabelecida com o Ministério da Educação e com várias Câmaras Municipais que reconheceram na EPIS o valor do seu trabalho.

Eu recordo-me perfeitamente do entusiasmo com que a EPIS foi acolhida no concelho de Paredes. Disseram-me que está aqui o Presidente de então, lembro-me bem do cartaz que estava à entrada do concelho, dizendo que o objetivo seguinte era conseguir que todos os jovens do concelho completassem o 12º ano.

Mas não podemos esquecer que a EPIS é uma Associação de Empresários, uma Associação de Empresários que se disponibilizou para contribuir financeiramente para o funcionamento da EPIS.

Agora parece mais fácil, mas então quando ainda não era reconhecido o trabalho foi um conjunto limitado de empresários que mobilizaram amigos, gestores, os conhecidos daqui e dacolá para constituir a organização.
Os empresários, a Associação de Empresários é fundamental para o financiamento e para a eficácia da Associação.

Estes três factos que eu mencionei – a equipa da EPIS, a cooperação com entidades públicas, os empresários e gestores – são importantes para a vitalidade da EPIS, mas eu não tenho a mínima dúvida de que a vitalidade da EPIS não seria aquilo que é hoje sem o empenho muito forte, o apoio indiscutível do Senhor Presidente da República.

E posso afirmá-lo por experiência própria. Sei muito bem que sem o apoio do Senhor Presidente da República não seria fácil mobilizar e consolidar a base empresarial da EPIS. Não seria fácil conseguir a colaboração empenhada das entidades públicas – o Ministério da Educação e outras entidades. E também o seu apoio é fundamental, tem sido fundamental para o entusiasmo e a dedicação da equipa da EPIS, sabem todos que têm o apoio na retaguarda do Senhor Presidente da República.

Ao Senhor Presidente da República junta-se, agora, nos últimos anos, a presidência da Dr.ª Leonor Beleza com a sua liderança esclarecida e a competência demonstrada desde o início pelo Diretor Geral Diogo Simões Pereira.

A todos vós eu agradeço porque sem isso eu não estaria hoje, aqui, a expressar a minha satisfação por verificar que afinal a EPIS sobreviveu, e sobreviveu bem, e hoje revela uma extraordinária energia e capaz de continuar a desempenhar a sua função.

E na sequência do apoio do Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, eu não tenho a mínima dúvida que o seu sucessor não vai voltar atrás no apoio à EPIS.

E eu estou convencido que daqui a 5 anos aqui estarão outros a celebrar o 20º aniversário da EPIS porque estou convencido que nestes anos que estão à nossa frente, os 5 anos que ainda faltam por chegar ao 20º aniversário, Portugal continua a precisar duma instituição como a EPIS que apoia com competência a promoção do sucesso escolar dos nossos jovens, a sua inserção social e a aquisição de competências para melhorar a sua empregabilidade.

E termino, felicitando vivamente, com um abraço amigo, os jovens aqui presentes que terminaram com sucesso os seus estudos neste ano letivo que acaba de terminar.

Obrigado a todos.