Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República envia condolências à família do ator Orlando Costa

Certos atores, por mais longa e diversificada que tenha sido a sua carreira, ficam para sempre ligados na nossa memória a uma ou outra personagem que interpretaram. E não é difícil dizer qual a personagem que todos associamos a Orlando Costa: Zé Gato.

Ator de teatro, Orlando Costa trabalhou com o TEC, participou ativamente nos primeiros anos da Cornucópia, fez algum cinema (com Eduardo Geada, Jorge Silva Melo, Luís Filipe Rocha, Teresa Villaverde, João Canijo, Margarida Gil ou Tiago Guedes, entre outros) e muita televisão (novelas, séries e telefilmes); mas “Zé Gato” (1979-80) revelou-se um trabalho a vários títulos marcante: assinalou o lançamento do segundo canal da RTP, teve como co-argumentista o escritor Dinis Machado, aventurou-se no registo policial, e trouxe à televisão portuguesa um realismo cinematográfico «sujo» e verossímil ainda hoje raro.

À família de Orlando Costa envio as minhas sentidas condolências.