Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República evoca o 11 de setembro

Este ano, o 11 de setembro de 2001 ganha um significado muito especial. A eclosão da guerra na Ucrânia é mais do que um mero acontecimento europeu, constitui um acontecimento mundial.

E sublinha um processo, no qual o 11 de setembro representou um sinal percursor. E vem reforçar a necessidade cada vez maior do multilateralismo na resolução pacífica dos conflitos geoestratégicos e o papel das organizações internacionais, na conjugação de esforços para enfrentar problemas globais.

O 11 de setembro foi uma manifestação de choque de conceções da vida e do mundo, questionando valores básicos de respeito da dignidade das pessoas, de liberdade e de tolerância universais. O momento que estamos a viver, depois da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, revela como continuamos longe desses valores e de princípios que presidiram à criação das Nações Unidas e à adoção da sua Carta.