Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza recorda-nos que quase dois milhões de portugueses são pobres e que esta é uma realidade que persiste na nossa sociedade, para a qual temos de olhar com vontade e ambição recordando que:

Falar de combate à pobreza e às desigualdades em Portugal é antes de mais falar de uma sociedade envelhecida, onde os mais velhos correm maior risco de pobreza e exclusão social.

Falar de combate à pobreza e às desigualdades em Portugal é falar de uma sociedade onde as causas estruturais da pobreza se cristalizaram ao longo de anos, para não dizer décadas, e que passam de geração em geração.

Falar de combate à pobreza e às desigualdades em Portugal é falar nesse lastro que afeta o nosso presente, e que terá consequências no nosso futuro, porque atinge as nossas crianças.

Falar de combate à pobreza e às desigualdades em Portugal é assumir esta realidade e olhá-la de frente, apontando caminhos para a sua resolução. Caminhos que coloquem este desafio, e sobretudo o desafio do combate à pobreza infantil e entre os idosos, enquanto desígnio nacional.

Um caminho que começou já a ser trilhado com a publicação, no final do ano passado, da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, com objetivos mensuráveis, nomeadamente retirando 660 mil pessoas da situação de pobreza e reduzindo para metade da taxa de pobreza nas crianças e entre trabalhadores.

Impõe-se, e as efemérides como a que hoje se assinala servem para sublinhar esse facto, a concretização destas metas, com uma abordagem diferente à pobreza, encarada como um desafio que todos temos de partilhar, adotando novos modelos de ação, capazes de enfrentar as novas formas de pobreza que invadem o mundo e marcarão de maneira decisiva as próximas décadas.