Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República envia condolências à família de António da Cunha Telles

Quando pensamos no Cinema Novo português, que na década de 1960 contribuiu para que nos alinhássemos, por uns anos, com a modernidade europeia, lembramos sobretudo os realizadores, mas foram igualmente fundamentais figuras como o produtor António da Cunha Telles, que fez esse cinema acontecer.

Tendo estudado no Institut des Hautes Études Cinématographiques, em Paris, e contactado com os expoentes da Nova Vaga, ocupou depois, em Portugal, várias funções ligadas à sua área de estudos. Como produtor, acumulou um currículo extensíssimo e distinto, começando com «Os Verdes Anos» (1963), «Belarmino» (1964) ou «Domingo à Tarde» (1966), obras-chave de uma revolução antes da revolução, e com filmes de Pierre Kast ou François Truffaut.

Estreou-se como cineasta de longa-metragem com «O Cerco» (1970), selecionado para o Festival de Cannes, e deixa inédita a sua sexta ficção, «Cherchez la femme». Tendo possibilitado a existência de um cinema mais exigente, também formou o gosto de uma geração, distribuindo algum do mais destacado cinema de autor da década de 1970. Depois do 25 de Abril, esteve na administração do Instituto Português de Cinema e da Tóbis, e continuou durante décadas a produzir e distribuir cinema português e internacional. Em 2018, recebeu as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

À família de António da Cunha Telles, que deu continuidade ao seu ofício, manifesto o meu pesar e o reconhecimento pelo trabalho de um homem que nos ajudou a sermos do nosso tempo.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.