Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República lamenta a morte de Francisco Laranjo

O artista plástico e Professor Francisco Laranjo destacou-se internacionalmente pela sua obra em múltiplas vertentes. Curioso nato, ambicionava que as suas criações fossem um cruzamento de todas as linguagens, sempre com um carácter interdisciplinar.

Natural de Lamego, mudou-se para o Porto aos 18 anos onde concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto. A relação com esta Faculdade foi estreitada ao longo dos anos, onde foi Professor Catedrático desde os anos 90, Diretor no início da década de 2010, e mais recentemente Professor Emérito. Aclamado pelos seus pares, foi Professor Convidado em diversas universidades internacionais.

O seu trabalho é reconhecido mundialmente, tendo exposto na Europa, Ásia e América. Ao longo da sua carreira foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Sociedade Nacional de Belas Artes. As cidades do Porto e Lamego, as quais tinham uma importância central na sua vida, agraciaram-no com Medalhas de Mérito Municipal (Grau Ouro). Foi também agraciado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública (Comendador).

O Presidente da República envia as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Laranjo.