Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República em Olhão falou a estudantes e encontrou o jovem Nirmal

O Presidente da República deu, esta manhã, uma aula a estudantes da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, na qual abordou a importância da Democracia, da solidariedade e da tolerância, do respeito pelos outros, contra a xenofobia e o racismo, sublinhando os direitos das minorias e dos migrantes, na sequência do bárbaro espancamento ocorrido há dias naquela cidade algarvia e outros eventos do mesmo tipo.

Referindo, designadamente, as agressões em Olhão, mas também as condições de acolhimento noutras zonas do País, lamentando as vítimas do incêndio deste fim de semana na Mouraria, lembrou que devemos aos imigrantes, que no nosso País procuram uma vida melhor e ajudam a nossa economia e a nossa sociedade, o mesmo respeito e condições de vida que sempre desejámos, ao longo das décadas, para os emigrantes portugueses nos países para onde foram viver.

O Presidente da República, que já na sexta-feira passada tinha exprimido o seu “repúdio indignado” pelas agressões xenófobas ao jovem nepalês, considerou que este ato, “praticado por outros jovens, portugueses”, constitui “um alerta para os pais e educadores quanto ao risco de um clima que é tudo menos democrático”.

Depois desta sessão na escola secundária, o Presidente da República encontrou-se com o jovem Nirmal, vítima daquele inaceitável comportamento de alguns jovens de Olhão, no restaurante em que este trabalha e onde almoçaram.