Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República evoca Eduarda Dionísio

Apresento as minhas condolências à família de Eduarda Dionísio.

Ficcionista, dramaturga, tradutora (Shakespeare, Schnitzler, Brecht, Müller, Fosse), ensaísta, jornalista, professora, sindicalista e ativista cultural, foi figura muito relevante de uma geração politicamente empenhada, antes e depois do 25 de Abril.

Autora de um importante estudo sobre a cultura em Portugal («Títulos, Acções, Obrigações», 1993), escreveu romances que fazem o balanço desencantado, mas não desistente, da militância e da educação sentimental. Colaborou, entre outros, com o Teatro da Cornucópia, nomeadamente com uma poderosa colagem de textos de Raul Brandão, «Primavera Negra».

Sempre inquieta e ativa, fundou o jornal «Crítica», a associação Abril em Maio e a Casa da Achada, onde, além de outras atividades, promoveu exemplarmente a edição e estudo da obra de Mário Dionísio, seu pai.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.