Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República evoca José Mattoso

José Mattoso foi um dos maiores historiadores portugueses e um dos grandes sábios portugueses.

Filho de um conhecido historiador, começou por ser monge beneditino, em Portugal e na Bélgica, tendo-se licenciado em História e doutorado em História Medieval pela Universidade Católica de Lovaina. Regressado ao nosso país, e à condição laical, foi durante décadas investigador e professor, nomeadamente na Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa, diretor do Instituto Português de Arquivos e diretor da Torre do Tombo.

Além de uma longa e indispensável bibliografia no campo da História Medieval, o Prof. José Mattoso coordenou uma importante «História de Portugal» em oito volumes, escreveu sobre historiografia e sobre a identidade nacional. Um dos seus livros mais lidos e mais premiados é «Identificação de um País: Ensaio sobre as Origens de Portugal». A biografia «D. Afonso Henriques» diz não apenas tudo o que é possível dizer de um rei acerca do qual existem poucas fontes, mas tudo sobre a época em que viveu.

Pela sua obra, foram-lhe atribuídos, entre outros, o Prémio Pessoa, e o grau de Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada. Teve igualmente algumas intervenções de âmbito cívico e político e dedicou um tocante empenho à nascente nação de Timor-Leste. Mesmo depois de deixar a vida consagrada, nunca abandonou a dimensão do sagrado e da fé.

Ainda recentemente, no passado mês de janeiro, quando fez 90 anos, tive oportunidade de lhe exprimir a gratidão e a admiração dos portugueses. Na sua partida, manifesto à família de José Mattoso o meu sentido pesar.