Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República em Kiev, Ucrânia

O Presidente da República chegou a Kiev, na Ucrânia, após a Visita Oficial que realizou à Polónia, com o objetivo de reiterar a solidariedade de Portugal para com o povo ucraniano na sequência da invasão russa, e reiterar a continuidade do apoio dos Portugueses e de Portugal.

Este primeiro dia de visita iniciou-se na cidade de Bucha, local de um dos massacres provocados pela ocupação russa, onde foram encontrados numerosos civis em valas comuns. No memorial, erigido em memória das vítimas, o Presidente da República reforçou o apoio de Portugal nas investigações forenses para levar à justiça os responsáveis pelo massacre.

De seguida, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se à Aldeia de Moshchun, uma das muitas aldeias destruídas pelos ataques russos, onde depositou uma coroa de flores em homenagem às vítimas da guerra, e visitou uma trincheira, tendo sido o primeiro Chefe de Estado a fazê-lo.

Na cidade de Horenka, o Presidente da República visitou o mural de Banksy, onde o autor recriou, nas paredes dos edifícios atingidos, um símbolo da resistência ucraniana. Após este momento, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Ponte Romanivskyi, em Irpin, uma ponte destruída, mas não conquistada.

Já em Kiev, o Presidente da República depositou uma coroa de flores junto do muro dos defensores caídos pela Ucrânia. No Museu Nacional da História da Ucrânia, o Presidente da República visitou a exposição “Ucrânia - Crucificação”.

O dia terminou com a participação na III cimeira da “Plataforma da Crimeia”, juntamente com o Presidente da República da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a que se seguiu a cerimónia de entrega dos prémios do Presidente da Ucrânia “Lenda Nacional da Ucrânia”, a pessoas de destaque que contribuíram para o desenvolvimento nacional.