O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que acompanhou as prestações dos nossos atletas durante os 13 dias de competição em Roterdão, nos Países Baixos, felicita a Delegação Portuguesa pelos resultados obtidos, que prestigiam Portugal e o desporto nacional, nesta primeira edição dos Campeonatos Paralímpicos Europeus.
Os 26 atletas, que competiram em 6 modalidades (badminton, boccia, ciclismo, judo, ténis em cadeira de rodas e tiro), conquistaram 12 pódios: duas medalhas de ouro, duas de prata e oito de bronze, além de outras marcas de destaque, a nível individual e coletivo.
Medalhas de Ouro (2)
- Carla Oliveira, boccia, individuais BC4
- Miguel Vieira, judo, -60kg J1
Medalhas de Prata (2)
- Ana Correia, boccia, individuais BC2
- Bernardo Vieira, ciclismo, contrarrelógio C1
Medalhas de Bronze (4)
- André Ramos, boccia, individuais BC1
- André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves, boccia, equipa BC1/BC2
- Beatriz Monteiro, badminton, singulares SU5
- Beatriz Monteiro, badminton, pares femininos SL3-SU5
- Bernardo Vieira, ciclismo, prova em linha C1
- Carla Oliveira e Nuno Guerreiro, boccia, pares BC4
- Diogo Daniel, badminton, singulares SL4
- Djibrilo Iafa, judo, -73kg J1
O Presidente da República deixa uma palavra de incentivo a todos os atletas e equipas técnicas na preparação dos Jogos Paralímpicos de Paris, cuja entrega, dedicação e empenho têm resultado em prestações de excelência, sublinhando a importância do desporto também enquanto fator de integração social. Nessa medida, importa não ignorar que as necessidades de apoio a estes atletas se mantêm.
A todos eles, ao Comité Paralímpico de Portugal, às Federações e Clubes, o Presidente da República deseja as maiores felicidades pessoais e desportivas.