Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Encontro de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos

O Presidente da República recebe, nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Porto, o encontro informal do Grupo de Arraiolos, que congrega Presidentes da República sem funções executivas dos países da União Europeia.

No Porto, celebraremos o vigésimo aniversário deste formato, uma iniciativa do Presidente Jorge Sampaio, que, em 2003, promoveu o primeiro encontro, em Arraiolos.

Estarão presentes os Chefes de Estado da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, da Bulgária, Rumen Radev, da Croácia, Zoran Milanovic, da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, da Estónia, Alar Karis, da Finlândia, Sauli Niinistö, da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, da Hungria, KatalinNovák, da Irlanda, Michael Higgins, de Itália, Sergio Mattarella, da Letónia, Edgars Rinkēvičs, de Malta, George Vella e da Polónia, Andrzej Duda.

Os catorze Chefes de Estado abordarão informalmente e de forma reservada temáticas relevantes para a União Europeia e para além dela, com impacto importante nas suas sociedades, como a guerra na Ucrânia, as alterações climáticas, a sustentabilidade, os desafios das migrações, a situação política, económica e social na Europa, oito meses antes das eleições para o Parlamento Europeu. No dia 6 juntar-se-á ao grupo, como convidado, o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis.

O Grupo de Arraiolos é um fórum de diálogo e cooperação, propiciador de um incontornável debate sobre temas cruciais para o nosso presente e futuro coletivos, refletindo e perspetivando conjuntamente as avenidas para uma Europa de Paz e progresso, mais verde e mais sustentável, mais coesa, mais solidária e mais social, mais resiliente e mais convergente. Uma Europa ancorada naqueles que permanecem os nossos valores fundacionais, a Democracia e o Estado de Direito, a defesa do Multilateralismo e o respeito e a promoção dos Direitos Humanos.