Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República evoca Manuel Gusmão

Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista em literaturas francesa e portuguesa e em literatura comparada, ensaísta, poeta, tradutor, colaborador de O Tempo e o Modo, Crítica, Vértice, deputado à Assembleia Constituinte pelo PCP, Manuel Gusmão nunca desligou no seu percurso a estética e a política, o rigor e a adesão, por vezes com um evidente cunho geracional.

Escreveu ensaios marcantes sobre Pessoa e Carlos de Oliveira, traduziu Francis Ponge, e acompanhou de perto, com densidade e empatia, a poesia de Ruy Belo ou Gastão Cruz, a prosa de Nuno Bragança ou Maria Velho da Costa.

À sua produção académica e ensaística, e à militância política, que nunca abandonou, acrescentou-se a partir de 1990 uma obra poética das mais significativas e mais singulares das últimas décadas, combativa e desencantada, exigente e vibrante, situada e oblíqua, em diálogo com o seu tempo e os seus pares.

Com esses livros conquistou um reconhecimento crítico alargado, vencendo os prémios APE, PEN, D. Dinis e Vergílio Ferreira.

À família de Manuel Gusmão envio as minhas sentidas condolências.