Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República envia mensagem de felicitações ao Presidente da República Popular da China

Por ocasião dos 45 anos das relações diplomáticas Luso-Chinesas, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, endereçaram mensagens telegráficas de felicitações, que para sua ampla divulgação, são aqui fielmente reproduzidas:


Mensagem dirigida ao Presidente da República Popular da China pelo Presidente da República Portuguesa

Lisboa, 8 de fevereiro de 2024

Senhor Presidente,

Poucos Povos e Estados no mundo podem afirmar, como Portugal e China, que mantêm, ininterruptamente, há cinco séculos, uma relação de convivência territorial, cultural, económica, social e política, apesar da distância geográfica.

Nascida no tempo dos Impérios, traduziu-se, há 45 anos, em relações diplomáticas, que atravessaram o final do século XX e o início do século XXI.

Viram nesses anos visitas de todos os Presidentes de Portugal à República Popular da China e Presidentes da China à República Portuguesa.

Viram, em 1999, a negociada, pacífica e bem-sucedida transferência da soberania de Macau para a China.

Viram o desenvolvimento de relações bilaterais e também envolvendo a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, nomeadamente através do Fórum Macau.

Viram áreas de atuação comum a nível multilateral, como a ação climática, os oceanos, as migrações, o desenvolvimento sustentável ou a atenção ao papel de relevantes organizações internacionais.

Viram, é certo, perspetivas muito diversas em princípios fundamentais, sem desperdiçar as lições de séculos de partilha de vivências, bem como de décadas de diálogo constante.

Este ano de 2024, em que se evocam quase cinco séculos de descoberta recíproca, quarenta e cinco anos de relações diplomáticas, vinte e cinco anos de solução acordada sobre Macau e vinte anos do Fórum Macau, sem esquecer a visita de Vossa Excelência a Portugal, em 2018, e a minha visita à China, em 2019, e como elas representaram a prova de que há conhecimentos mútuos de séculos que explicam o que as divergências de cada instante não conseguiriam explicar.

Com as respeitosas e sempre prospetivas saudações,

Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República Portuguesa

 


Mensagem dirigida ao Presidente da República Portuguesa pelo Presidente da República Popular da China

Beijing, 8 de fevereiro de 2024

A Sua Excelência
Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República Portuguesa

Senhor Presidente,

Por ocasião do 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República Portuguesa, venho pelo presente meio manifestar, em nome do Governo e do Povo chinês, as calorosas felicitações e os melhores votos ao Governo e ao Povo português.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas há 45 anos, a China e Portugal, orientados pelo respeito mútuo, abertura e inclusão, resolveram de forma apropriada a questão de Macau através de consultas amigáveis, estabeleceram a Parceria Estratégica Global China-Portugal em resposta à situação na altura, conjugaram esforços para enfrentar a crise financeira internacional e os desafios de saúde pública global. Os dois países têm expandido a cooperação de benefícios mútuos entre as empresas, avançado de mãos dadas na cooperação Cinturão e Rota, promovido em conjunto o desenvolvimento das relações China-União Europeia e salvaguardado o multilateralismo. Trata-se de uma vívida demonstração do caminho correto de relacionamento entre os países.

Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações sino-portuguesas. Estou disposto a trabalhar em conjunto com Vossa Excelência, para conduzir a Parceria Estratégica Global China-Portugal a aprofundar-se constantemente, melhor beneficiar os nossos povos, fomentar o desenvolvimento saudável e estável das relações China-União Europeia, bem como contribuir para a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo.

Formulo votos pela prosperidade de Portugal e pelo bem-estar do Povo português.

Que a amizade sino-portuguesa dure para sempre.

Xi Jinping
Presidente da República Popular da China