O Presidente da República recebeu o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à sua chegada a Portugal, no Aeródromo de Trânsito n.º1, em Lisboa, onde decorreu a cerimónia oficial de boas-vindas, acompanhado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
No Palácio de Belém, o Presidente acolheu o seu homólogo ucraniano, tendo sido executados os hinos nacionais dos dois países pelo Esquadrão Presidencial da GNR. Após a saudação ao Estandarte Nacional, os dois Chefes de Estado dirigiram-se à Sala das Bicas para a fotografia oficial, tendo o Presidente ucraniano assinado o livro de honra.
Após a apresentação das delegações, os dois Chefes de Estado mantiveram um encontro a sós, em que trocaram impressões sobre a situação na Ucrânia e o aprofundamento das relações bilaterais. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa reiterou o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv.
A visita terminou com um jantar de trabalho oferecido pelo Presidente da República, em que estiveram presentes, a Vice-Presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, em representação do Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, e o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
A visita de trabalho do Presidente da Ucrânia a Lisboa realizou-se na sequência do convite que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa endereçou ao Presidente Zelensky durante a sua deslocação a Kyiv, em agosto de 2023.