Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2024 nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Região Autónoma dos Açores são assinaladas, este ano, em Angra do Heroísmo, com a presença do Representante da República, do Presidente da Assembleia Legislativa, do Presidente do Governo Regional, do Presidente da respetiva Câmara Municipal e demais autoridades civis e militares.

Para além da cerimónia pública na Praça Velha, com o hastear das Bandeiras Nacional, da Região e da União Europeia, ao som dos respetivos Hinos tocados pela Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, à tarde, haverá uma Sessão Solene, no Solar da Madre de Deus, dedicada aos “Açores e o Mar”.

Recordando a identidade atlântica das nove ilhas dos Açores e a intensa cooperação global em prol dos oceanos em que Portugal está envolvido, o Presidente da República aprovou a imposição de condecorações a diversas personalidades açorianas que se distinguiram pelo notável contributo que têm dado a atividades relacionadas com os Oceanos.

O Presidente da República envia, assim, uma saudação muito calorosa a todos os açorianos pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Na Região Autónoma da Madeira, as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são assinaladas, este ano, na manhã do dia 10 de junho, numa cerimónia organizada pelo Representante da República, que terá início pelas 10h45, no Palácio de São Lourenço, no Funchal, e que contará com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa, do Presidente do Governo Regional e de diversas autoridades civis e militares.

O programa das comemorações contemplará uma cerimónia de colocação de flores junto ao “Monumento ao Emigrante Madeirense”, atuações da Banda Militar da Madeira e do Coro de Câmara da Madeira, para além da declamação de poemas por alunos do Curso Profissional de Teatro, da Escola Profissional das Artes da Madeira.

O Presidente da República, na qualidade de Grão-Mestre de todas as Ordens Honoríficas Portuguesas, por proposta do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, decidiu distinguir atos de serviço meritório prestado em favor da comunidade da Região Autónoma da Madeira, concedendo distinções honoríficas.

O Presidente da República saúda vivamente as Comunidades Madeirenses dispersas pelo mundo, bem como todos os Madeirenses e Porto-Santenses.