Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2024

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm lugar este ano em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Coimbra e em Genebra, Berna e Zurique, na Suíça.

As Comemorações têm início no dia 9 de junho, no Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios Florestais de 2017, com a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, seguida de Homenagem às Vítimas dos Incêndios Florestais de 2017. Ao fim da manhã, será celebrada uma Missa em Figueiró dos Vinhos dedicada às Vítimas.

Durante a tarde, em Castanheira de Pera, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, seguida de receção. O primeiro dia das Comemorações termina com um concerto e um espetáculo multimédia na Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

O programa de dia 10 começa em Pedrógão Grande, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de 1300 militares dos 3 ramos das Forças Armadas.

Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, parte para Coimbra para as celebrações dos 500 anos de Camões. Na Universidade de Coimbra, visita a Biblioteca Joanina e preside à Cerimónia Evocativa dos 500 anos de Camões, terminando o dia com um espetáculo musical no Páteo das Escolas.

Na manhã do dia seguinte, o Presidente da República e o Primeiro-Ministro partem para a Suíça para continuar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2024.