O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participará no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, que se realiza em Cascais, de 25 a 27 de novembro.
O Presidente intervém na cerimónia oficial de inauguração, no dia 26, às 10h00, juntamente com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Rei de Espanha, Felipe VI, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, e o Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Miguel Ángel Moratinos.
O Presidente participará, igualmente, numa sessão de homenagem a Jorge Sampaio, em que intervém, entre outros, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves. No final do dia, o Presidente oferece um jantar aos chefes de delegação e outros participantes de alto nível, no Palácio da Cidadela.
À margem do Fórum, o Presidente da República manterá encontros bilaterais com o Rei de Espanha, o Presidente da República de Cabo Verde e o Secretário-Geral das Nações Unidas.
A Aliança das Civilizações tem por missão promover o diálogo intercultural e inter-religioso, bem como combater os extremismos numa lógica de prevenção de conflitos. A iniciativa foi copatrocinada por Espanha e Turquia em 2004, e formalizada pelo então Secretário-Geral da ONU Kofi Annan, que nomeou o ex-Presidente português Jorge Sampaio como primeiro Alto Representante, cargo que este exerceu de 2007 a 2013.
O Fórum Global de Cascais conta com mais de 1000 participantes ao longo dos dois dias de trabalhos e é precedido por um Fórum da Juventude.