O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participou no 10.º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, que se realizou no Centro de Conferências do Estoril.
Na cerimónia oficial de inauguração, o Presidente sublinhou a relevância desta iniciativa num mundo que, mais uma vez, se encontra dominado pelo egoísmo, arrogância, intolerância e isolacionismo. Também destacou a o papel de Portugal como construtor de pontes entre as diversas nações.
Posteriormente, numa sessão de homenagem a Jorge Sampaio, o Presidente da República elogiou o papel deste ex-dirigente português e amigo, no âmbito do associativismo juvenil, enquanto estadista e, finalmente, no âmbito das suas funções como primeiro Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.
À margem do Fórum Global, o Presidente da República manteve encontros bilaterais com Sua Majestade o Rei de Espanha, Felipe VI, Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria das Neves, e Sua Excelência o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
No final do dia o Presidente ofereceu um jantar, no Palácio da Cidadela, aos chefes de delegação e outras personalidades de alto nível que participaram na reunião das Nações Unidas, em Cascais.