Se acreditarmos que a responsabilidade social é de todos os cidadãos, mobilizados para intervir não só nos meios que lhes são mais próximos, entre a família ou a vizinhança, mas também numa escala mais global, nos hospitais, nas escolas, nas universidades, nas empresas, nas instituições, ou mesmo, além-fronteiras, seremos voluntários.
A todos os que acreditam nesta missão o Presidente da República quer agradecer, no Dia Internacional do Voluntariado, o esforço e o contributo para um futuro mais solidário e mais sustentável.
Associando-se à celebração das Nações Unidas que, em 2024, apresentam o lema “Voluntários diversificados, comunidades mais fortes”, sublinha que o voluntariado estimula a participação dos cidadãos na procura de soluções para os problemas reais das suas comunidades, o que significa resposta, coragem, dedicação e altruísmo.
Deve, por isso, ser valorizado enquanto caminho para o desenvolvimento pessoal, ação de interesse social e comunitário, de forma desinteressada e solidária.