O Presidente da República saúda a conclusão das negociações Mercosul, esperando que este acordo possa ser rapidamente confirmado pelo Parlamento Europeu e pelos Estados Membros, no seio do Conselho de Ministros da União Europeia.
Num contexto geopolítico marcado por tensões comerciais e tentações de protecionismo, a conclusão das negociações do Acordo UE-Mercosul representa um importante passo no fortalecimento de relações económicas e políticas entre a Europa e a América Latina e, em particular para Portugal, um reforço dos laços históricos e culturais com estes países e povos, já de si tão próximos.
Ao integrar cláusulas sociais e de sustentabilidade, representa também um compromisso com o Acordo de Paris e contribui para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Este Acordo histórico representa uma oportunidade única para as empresas e a economia de ambos os lados do Atlântico, que terão acesso a um mercado de mais de 700 milhões de pessoas em condições mais favoráveis, seja para exportação, seja para investimento.
O Acordo entre a União Europeia e o Mercosul representa um ganho muito substancial para os dois lados do Atlântico, beneficiando todos: Estados, empresas e cidadãos. Será agora muito importante pô-lo em prática.