Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República manifesta pesar pela morte de Catarina de Albuquerque

Foi com consternação que o Presidente da República tomou conhecimento da morte de Catarina de Albuquerque, uma portuguesa com um papel muito relevante, a nível nacional e internacional, para a promoção dos Direitos Humanos e do desenvolvimento sustentável.

Catarina de Albuquerque deixa-nos demasiado cedo, mas tendo já realizado um trabalho notável e inspirador, de busca incessante pela melhoria das condições de vida e pela preservação da dignidade dos mais desfavorecidos.

A sua ação no campo do direito à água e do saneamento valeram-lhe ser a primeira Relatora Especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, tendo realizado trabalho de campo e de aconselhamento das autoridades em inúmeros países, contribuindo para melhorias tangíveis nas condições de vida das suas populações.

O seu papel de destaque e projeção internacional nesta área valeu-lhe ser designada para cargos diretivos na Parceria Saneamento e Água para Todos (Sanitation and Water for All – SWA). Já antes, também no quadro das Nações Unidas, desenvolvera um trabalho notável no campo dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

A sua atividade universitária, de investigação e docência, foi igualmente orientada para esse mesmo fito da defesa e promoção dos Direitos Humanos.

O Presidente da República expressa à Família e aos amigos as mais sinceras condolências por esta irreparável perda.