O Presidente da República manifesta o seu pesar pelo falecimento do Dr. Luís d’Orey Pereira Coutinho, antigo Secretário-Geral da Presidência da República, apresentando à família e aos amigos sentidas e amigas condolências.
O Dr. Luís Maria José d’Orey Pereira Coutinho exerceu as funções de Secretário-Geral da Presidência da República durante 32 anos, entre 1955 e 1988.
Iniciou funções no mandato do Presidente Craveiro Lopes e ao longo de mais de três décadas, foi sucessivamente reconduzido no cargo pelos Presidentes Américo Tomás, António de Spínola, Costa Gomes, Ramalho Eanes e Mário Soares, atravessando, ao serviço da Presidência da República, períodos determinantes da história política e institucional portuguesa, incluindo a transição democrática.
É recordado como um funcionário muito competente e dedicado, um Senhor de fino trato e esmerada educação para com todos com quem trabalhou e privou.
Entre as distinções nacionais e estrangeiras que lhe foram atribuídas, destacam-se as grã-cruzes da Ordem Militar de Cristo e da Ordem do Infante D. Henrique.