Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c)

Presidência da República Portuguesa

Presidência da República Portuguesa

Homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro no Memorial 9/11

O Presidente da República visitou o Memorial 9/11, em Nova Iorque, onde prestou homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro, em particular os portugueses e luso-descendentes que morreram nesses ataques terroristas, depositando uma coroa de flores junto à “Survivor Tree”.

Recebido pela Cônsul-Geral de Portugal em Nova Iorque, Maria de Fátima Mendes, pelo Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, e por portugueses e luso-americanos que estiveram envolvidos nas operações de salvamento e mais tarde na reconstrução, o Presidente da República percorreu o Memorial e prestou homenagem junto a cada um dos nomes dos compatriotas que morreram nesse dia, quatro na torre sul e cinco na torre norte.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa teve também oportunidade de ouvir o testemunho de Elisabete Alves, uma das sobreviventes que trabalhava no restaurante “Windows on the World”, e ainda do médico Jimmy Paulo, paramédico na altura dos ataques, Manuel “Manny” Oliveira, que comandou uma equipa de ambulâncias que ocorreu no dia e semanas seguintes ao local, e David Simões, um bombeiro que trabalhou intensamente nas operações de busca e salvamento.

Em seguida, acompanhado por Renato Baptista, Diretor de Operações e Manutenção no Memorial e Museu 9/11, e guiado pelo Arquiteto Luís Mendes, responsável pela operação de remoção de destroços e da equipa coordenadora da reconstrução, o Chefe de Estado visitou o Museu 9/11.

O Presidente da República encontra-se nos Estados Unidos da América para participar na 76.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

English Version

All the contents of this website can be listen by clicking on this symbol:


This tool also allows you to translate all the contents of this website into English and 17 other languages, including the News area, which is only available in Portuguese.

Translations are provided by Google Translate

Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.
Ocorreu um erro durante o envio da mensagem.
Por favor tente mais tarde.