Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro no Memorial 9/11

O Presidente da República visitou o Memorial 9/11, em Nova Iorque, onde prestou homenagem às vítimas dos atentados do 11 de setembro, em particular os portugueses e luso-descendentes que morreram nesses ataques terroristas, depositando uma coroa de flores junto à “Survivor Tree”.

Recebido pela Cônsul-Geral de Portugal em Nova Iorque, Maria de Fátima Mendes, pelo Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, e por portugueses e luso-americanos que estiveram envolvidos nas operações de salvamento e mais tarde na reconstrução, o Presidente da República percorreu o Memorial e prestou homenagem junto a cada um dos nomes dos compatriotas que morreram nesse dia, quatro na torre sul e cinco na torre norte.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa teve também oportunidade de ouvir o testemunho de Elisabete Alves, uma das sobreviventes que trabalhava no restaurante “Windows on the World”, e ainda do médico Jimmy Paulo, paramédico na altura dos ataques, Manuel “Manny” Oliveira, que comandou uma equipa de ambulâncias que ocorreu no dia e semanas seguintes ao local, e David Simões, um bombeiro que trabalhou intensamente nas operações de busca e salvamento.

Em seguida, acompanhado por Renato Baptista, Diretor de Operações e Manutenção no Memorial e Museu 9/11, e guiado pelo Arquiteto Luís Mendes, responsável pela operação de remoção de destroços e da equipa coordenadora da reconstrução, o Chefe de Estado visitou o Museu 9/11.

O Presidente da República encontra-se nos Estados Unidos da América para participar na 76.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.