Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes

O Presidente da República presidiu à cerimónia solene de Concessão de Honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, evocando e reconhecendo o legado do português, um “Justo entre as Nações”, o homem que mudou a História de Portugal e projetou Portugal no Mundo.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues descerraram a placa evocativa de homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

O final da cerimónia ficou marcado pela assinatura do Auto de Honras de Panteão Nacional, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Aristides de Sousa Mendes foi condecorado, a título póstumo, em 1986, com o grau de Oficial da Ordem da Liberdade e, em 1995, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, ambas pelo Presidente Mário Soares e mais recentemente em 2017, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

O processo de concessão de honras de Panteão Nacional a Aristides de Sousa Mendes, foi aprovado na Assembleia da República em julho de 2020.

Leia aqui a intervenção do Presidente da República

Relacionados