Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala dia do aniversário de Francisco Lucas Pires

“Assinala-se hoje o aniversário natalício de Francisco Lucas Pires, um dos homens públicos mais brilhantes do Portugal democrático.

Todos os que tiveram o privilégio de o conhecer recordam a vivacidade da sua inteligência, o verbo imaginativo, a originalidade do pensamento e a crença inabalável nos valores e princípios em que acreditava, com destaque para o ideal europeu.

Ao desaparecer do nosso convívio, num fatídico instante que em 2018 perfará vinte anos, Francisco Lucas Pires deixou um imenso vazio na vida pública portuguesa, pela afabilidade da sua presença, pela vastidão e diversidade da sua cultura, pelo amor que nutria por sua Mulher e pelos seus filhos. No fundo, por ser um português de carácter, a que aliava uma fortíssima convicção europeísta.

Neste dia, evoco a sua memória, a memória do político, do académico, do intelectual mas, acima de tudo, do amigo; do meu amigo Francisco Lucas Pires, de quem tenho tantas e tão gratas recordações.

Marcelo Rebelo de Sousa”