Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República saúda o início da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Vão ser seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas também um pouco por todo o Mundo: ser Estado Membro da União Europeia torna-nos num ator internacional de primeira linha e esta Presidência é um momento raro de dirigir os destinos e as tomadas de decisão desta comunidade de Valores, de promoção da Paz, dos Direitos Humanos, da igualdade, solidariedade e estabilidade e do bem estar sustentável dos cidadãos europeus, mas também da melhoria das condições de vida em muitos outros locais do Mundo.

Ainda agora, é esta igualdade e solidariedade da União Europeia que vai permitir que os seus 450 milhões de cidadãos possam vir a ser vacinados contra a SARS-CoV-2, bem como atribuir as ajudas financeiras para nos apoiar a sair da crise social e económica que a Covid-19 causou.

As prioridades definidas pelo Governo Português para esta Presidência ilustram isso mesmo: Promover a recuperação, a coesão e os valores europeus, promover a União Europeia como líder na ação climática, acelerar a transformação digital ao serviço dos cidadãos e das empresas, valorizar e reforçar o modelo social europeu, promover uma Europa aberta ao mundo.

O Presidente da República saúda assim o início desta Presidência Europeia e deseja os maiores êxitos na sua realização.