Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Condecoração da Liga dos Combatentes no dia do centenário da sua fundação

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas presidiu às Cerimónias Comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente, tendo agraciado a Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Ao início da manhã, na Batalha, o Presidente da República, após ser recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista dos Santos, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, participou na Concelebração eucarística pelos combatentes falecidos, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, na igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.

De seguida, o Chefe de Estado presidiu à cerimónia militar evocativa onde, após as honras militares com execução do hino nacional e revista às forças em parada, impôs as insígnias da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito no estandarte da Liga dos Combatentes.

Após o desfile militar, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se à sala do capítulo onde, junto ao monumento ao soldado desconhecido, depositou uma coroa de flores e prestou homenagem aos mortos em combate.

No final das cerimónias na Batalha, foi inaugurado o Memorial aos Combatentes Batalhenses no jardim do condestável.

As cerimónias prosseguiram depois em Lisboa, onde o Presidente da República depositou uma coroa de flores no Monumento aos Mortos da Grande Guerra na Avenida da Liberdade e presidiu à Sessão Solene Comemorativa no Salão Nobre da Sede da Liga dos Combatentes.

A sessão, na qual estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os Chefes do Estado-Maior dos três Ramos, teve início com as palavras do Presidente da Liga, a que se seguiu a apresentação do livro “Grandezas e Misérias do Império”, pelo Tenente-General António Gonçalves Ribeiro, a entrega simbólica à Liga dos Combatentes do Espólio de José Maria Hermano Baptista, último Comandante da Grande Guerra, e o lançamento de um selo e medalhão evocativos da data.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da República, que no final condecorou o Tenente-General Chito Rodrigues com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.