Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República assinala Dia Nacional do Bombeiro

O Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 30 de maio, deve ser assinalado não apenas como um momento de comemoração, mas também como um momento de reflexão.

Reflexão sobre o passado, relembrando o Presidente da República que a génese dos corpos de bombeiros em Portugal data de 1395, implementada então por Carta Régia de D João I, e que desde então, muitos foram aqueles que se dedicaram ao serviço à comunidade, mesmo com o sacrifício das suas vidas.

Reflexão sobre o presente, prestando o Presidente da República o seu tributo às mulheres e homens que com permanente generosidade, altruísmo e disponibilidade, se prontificam diariamente, para fazer parte de uma missão maior, e deixando um particular agradecimento relativo ao contributo dos corpos de bombeiros, no superar da atual crise pandémica.

Reflexão sobre o futuro, sabendo que os bombeiros de amanhã querem-se mais e melhor capacitados, qualificados e preparados, para melhor servir e proteger o próximo, dentro do quadro de tarefas que lhes são conferidas.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aproveita a ocasião para endereçar às bombeiras e bombeiros de Portugal, uma palavra de encorajamento, tenacidade e confiança, tendo em consideração o período que se avizinha.