Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República envia condolências à família de João Serpa Oliva

O Presidente da República manifesta profundo pesar pelo falecimento de João Serpa Oliva e envia as mais sentidas condolências à família e amigos.

Natural de Coimbra, João Serpa Oliva licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, com especialização em Ortopedia, tendo estagiado em Barcelona, Genebra e Duisburg.

Ao longo dos anos, destacou-se como um dos principais nomes de referência na sua área, tendo ocupado diversos cargos de relevo na sua cidade natal, entre eles o de Chefe de Serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo aí fundado a Unidade de Patologia Séptica Osteoarticular, a qual dirigiu durante 25 anos.

No campo associativo, foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé e presidente da Assembleia Geral e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Traumatologia Laboral, contribuindo sobremaneira para o aprofundamento da medicina em Portugal e, em particular, de Coimbra como cidade impulsionadora da saúde e do conhecimento científico.

Eleito e reeleito por Coimbra, João Serpa Oliva foi ainda um destacado militante do CDS, tendo sido deputado à Assembleia da República entre 2009-2015. As suas qualidades de moderação e generosidade granjearam o respeito entre os seus pares, nomeadamente nas áreas da Saúde e dos Assuntos Europeus, comissão parlamentar na qual foi vice-presidente.