Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Intervenção na cerimónia de tomada de posse do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Geral,
Exmo. Senhor Secretário-Geral,
Vossas Excelências,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Senhor Secretário-Geral, calorosas felicitações,

É uma grande honra estar aqui, mais uma vez, perante a Assembleia Geral e felicitar António Guterres por ter sido nomeado para um segundo mandato como Secretário-Geral.

Como aconteceu há cinco anos, Portugal decidiu submeter o seu nome para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas. Por uma razão muito simples: a forte convicção de que António Guterres é particularmente adequado para o cargo e tem estado à altura das expectativas.

Ninguém poderia ter previsto, há cinco anos, a dimensão exata dos desafios que o mundo – e as Nações Unidas – enfrentariam. Sabíamos todos que seria um desafio, não sabíamos o quanto.

Atrevo-me a dizer que António Guterres provou ser a pessoa certa, na altura certa. A confiança que hoje, uma vez mais, depositaram nele é uma prova sólida.

O empenho destemido do Eng. Guterres num multilateralismo eficaz e eficiente é complementado por algo talvez mais raro e mais precioso: ele é um multilateralista compassivo.

Conhecendo-o há cinquenta e cinco anos, em lutas comuns e depois em posições opostas, Primeiro-Ministro e Líder da oposição, conhecendo-o, como todos vós o conheceis por esta altura, depois dos seus anos como Alto-Comissário para os Refugiados, depois do seu primeiro mandato como Secretário-Geral – também sabemos que, para ele, colocar as pessoas no centro da sua ação não é apenas uma escolha, é um imperativo. Ele continua a tradição dos seus ilustres antecessores que encarnaram o espírito da Carta: conduzir as Nações Unidas ao serviço de “nós, os povos”.

Atualmente, enfrentamos tempos de incerteza ainda maior. Todos sabemos – todos temos de saber – que não os podemos enfrentar sozinhos e que não podemos deixar ninguém para trás.

Já muito foi feito desde 2017:

  • foram implementadas reformas necessárias nas áreas do desenvolvimento sustentável, paz e segurança e gestão;
  • a representação das mulheres avançou através de uma estratégia ousada de Paridade de Género, que já produziu resultados, inclusive a nível sénior;
  • os direitos humanos foram mais incorporados na ação da organização, em conformidade com o apelo à ação do Secretário-Geral;
  • a voz da juventude foi fortalecida;
  • o desafio imenso da pandemia foi enfrentado de frente e foi exigido um cessar-fogo global;
  • o seu forte apelo à vacinação dos povos de todos os países, nomeadamente os mais pobres, foi permanente;
  • e, não menos importante, o Secretário-Geral tem sido uma voz de liderança na ação climática.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Acreditamos que a visão de António Guterres, a sua persistência, a sua audácia, a sua justiça e o seu espírito solidário serão também fundamentais nos próximos cinco anos.

Portugal está grato a todas as Nações aqui unidas, hoje, por reafirmarem a sua confiança no candidato que apresentámos. Este é um exemplo, um dos inúmeros exemplos, do trabalho notável que todos vós fazeis, aqui: um exemplo de que podemos trabalhar em conjunto, podemos ultrapassar diferenças, podemos concordar e promover o consenso. Podemos unir-nos para servir os nossos povos.

Muito obrigado.

Relacionados