O Presidente da República esteve presente na Cerimónia de entrega de prémios do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação “Ao Norte”.
À chegada à Casa da Cultura de Melgaço, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista, pelo Diretor do MDOC, Carlos Viana, e pelo Diretor Artístico do Museu de Cinema Jean-Loup Passek, Bernard Despomadères, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou a exposição fotográfica “Estar e Voltar” de João Gigante e a exposição dos cartazes a concurso no Festival.
Seguiu-se a entrega do Prémio Jean-Loup Passek para Melhor Cartaz de Cinema, do Prémio D. Quixote, atribuído pela Federação Internacional de CineClubes, e dos Prémios Jean-Loup Passek nas categorias de “Melhor documentário português”, “Melhor curta/média metragem internacional” e “Melhor longa-metragem internacional”, tendo o Chefe de Estado entregado este Prémio a Monica Lăzurean-Gorgan, produtora do filme vencedor “ACASA” realizado por Radu Ciorniciuc.
O Presidente da República, após as intervenções do Diretor do MDOC e do Presidente da Câmara Municipal, encerrou a cerimónia, tendo mais tarde, junto à Torre do Castelo, assistido ao filme “Entre Leiras”, da realizadora Cláudia Ribeiro, na sessão especial de cinema ao ar livre que encerra o Festival.