Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Conferência do Clima das Nações Unidas - COP26

No dia de arranque da Conferência do Clima das Nações Unidas - COP26, em Glasgow, que reúne líderes e representantes de todo o mundo, o Presidente da República realça este momento decisivo para o futuro da Humanidade, na preservação de um Clima Estável, reforçando a urgência em alcançar um acordo coletivo e global, que permita reduzir para metade as emissões até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050, em simultâneo com a redução da desflorestação e da destruição da biodiversidade, e com a aposta na reflorestação e preservação dos oceanos.

O desafio para conter o aumento da temperatura média do planeta em 1,5º C, até 2100, é grande, exigente, mas possível, através da assunção de compromissos ambiciosos por parte dos líderes políticos e de uma real cooperação multilateral, mas sobretudo, com o envolvimento de todos, de cada indivíduo, comunidade, empresa ou organização, região ou país.

Portugal, no seio da UE, assumiu, através da aprovação da Lei Europeia do Clima, o compromisso de redução em 55%, dos seus níveis de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE), até 2030 (antecipando em 10 anos a ambição estabelecida no Acordo de Paris, em 2015) e de neutralidade carbónica até 2050, assumindo nesta COP26, o compromisso de triplicar o financiamento aos países mais pobres (em especial aos PALOPs) para adaptação às alterações climáticas.

Enquanto comunidade, temos de assumir as necessárias mudanças para estilos de vida e padrões de consumo mais sustentáveis, acelerando a aposta na transição energética, na descarbonização e circularidade da economia, na reflorestação e no forte apoio à inovação e desenvolvimento de tecnologias verdes.

Os cientistas são claros nos factos e nos cenários de evolução dos efeitos do aquecimento global, também os líderes mundiais deverão ser claros e efetivos nas suas ações. O Presidente da República acompanhará o decorrer da COP26, com expetativa de que o desfecho de Glasgow possa trazer boas notícias para o futuro da nossa casa comum – o planeta Terra.