Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República evoca Cleonice Berardinelli

De todos os lusitanistas, que tanto contribuem para manter viva a cultura portuguesa no mundo, os brasileiros merecem menção especial, dada a nossa história antiga e a nossa língua comum. E de entre os estudiosos brasileiros da literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli tinha um lugar destacadíssimo.

Professora em universidades brasileiras, americanas e portuguesas, Cleonice dedicou-se aos estudos camonianos e a diversos trabalhos sobre Pessoa (ensaios, antologias, edições críticas). Decana da Academia Brasileira de Letras, era correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 1975, foi membro do júri do Prémio Camões e recebeu as insígnias da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem de Sant’Iago da Espada.

Os escritores e académicos portugueses e brasileiros, e os seus alunos dos dois lados do Atlântico, devem muito ao magistério de «Dona Cleo», como era carinhosamente tratada. Manifesto, na sua partida, o meu pesar e a nossa gratidão.