Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente da República festeja Dia dos Açores

Neste Dia dos Açores, que se assinala na segunda-feira do Espírito Santo, envio uma saudação muito calorosa a todos os açorianos. É uma ocasião especial para celebrar a cultura e a história da Região Autónoma dos Açores e das sua nove ilhas. Uma ocasião em que se celebra a identidade dos açorianos e a autonomia politico-legislativa, esteio fundamental da participação democrática dos cidadãos, do desenvolvimento económico e social e da defesa dos interesses da Região. E, também por isso, uma ocasião muito especial para celebrar a unidade nacional e os laços de solidariedade entre todos os portugueses.

O arquipélago dos Açores, com a sua natureza exuberante e gentes com espírito indomável, é constituinte imprescindível da dimensão atlântica de Portugal. Por isso, este é também o momento para continuarmos a unir esforços para um desenvolvimento social e económico sustentável, aproveitando em particular essa enorme riqueza que é o Oceano Atlântico, sempre com respeito pelo meio ambiente.

Que este dia seja de alegria e de celebração, mas também de solidariedade e de inspiração para todos juntos continuarmos a vencer as adversidades e a superar os desafios, construindo um futuro brilhante para os Açores, que o mesmo é dizer para Portugal.