No segundo dia da Visita Oficial à Ucrânia, o Presidente da República interveio na cerimónia oficial de comemoração do 32.º aniversário da Independência da Ucrânia. Num discurso proferido na íntegra em ucraniano e na presença do Presidente da República da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que Portugal sempre apoiará a Ucrânia e que, no futuro, irá fazer parte da União Europeia e da NATO.
Após a cerimónia, e já no Palácio Presencial em Kiev, o Presidente da República foi recebido pelo Presidente da República da Ucrânia, para um encontro entre os dois Chefes de Estados e respetivas delegações. No final, os dois Chefes de Estado prestaram declarações à imprensa.
Após este momento, o Presidente da República reuniu, no Conselho de Ministros, em Kiev, com o Primeiro-Ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal.
Depois do encontro, o Chefe de Estado português visitou o Centro de Proteção dos Direitos das Crianças, em Kiev, onde teve contacto com crianças apoiadas pela instituição, tendo antes assistido a uma apresentação sobre impacto da guerra no direito das crianças ucranianas.
A presença do Presidente da República na Ucrânia terminou com a visita ao Santuário Nacional Santa Sofia de Kiev, primeiro patrimônio ucraniano inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.